EXTENSÃO E Ações Devolutivas

 

Projeto de Extensão aprovado no SIEX:

https://sistemas.ufmg.br/siex/AuditarProjeto.do?id=67377 (Projeto 403932)

Ao longo do contato e diálogo estabelecido com lideranças e comunidades dos três territórios investigados na primeira fase de pesquisa, observaram-se algumas demandas que se tornaram possibilidades de ações devolutivas para aqueles que têm contribuído com esta pesquisa. A fim de permitir sua realização e dar continuidade à troca estabelecida, foram realizadas algumas ações de extensão e elaborou-se um projeto que pudesse abarcá-las dentro do âmbito institucional.

Ações Devolutivas

 

Resgate do PGE da Vila Primeiro de Maio

Ao contrário do que ocorreu nas Vilas Senhor dos Passos e Pedreira Prado Lopes, nas quais, os PGES serviram de guia para as demandas das rodadas do OP e foram paulatinamente sendo executados; o PGE da Vila Primeiro de Maio foi concluído somente em 2011 e não vem sendo implementado. As obras viabilizadas pelos OPs neste território limitaram-se às primeiras edições do Orçamento Participativo em Belo Horizonte e à pequenas obras. Durante a elaboração do workshop de cartografia nesta vila, observou-se um sentimento de frustração pelo fato de a vila nunca ter sido contemplada com uma obra estrutural e o desconhecimento sobre o conteúdo do PGE elaborado de forma participativa entre 2009 e 2011. Acordou-se, como devolutiva, neste caso, a realização de uma roda de conversa específica para discussão e divulgação do PGE Primeiro Maio que foi realizada em 08/03/2020

Roda de conversa sobre o PGE na Vila Primeiro de Maio.
Flyer de divulgação da roda de conversa sobre o PGE Primeiro de Maio – divulgado via whatsapp.
Cadernos do PGE Primeiro de Maio entregues junto com material gráfico explicativo no dia da roda de conversa.

Materiais para projetos demandados pela comunidade na Vila Senhor dos Passos

A pedido de Pai Ricardo, importante liderança de na Vila Senhor dos Passos e um dos principais interlocutores locais, organizou-se um material gráfico e elaborou-se uma maquete a fim de auxiliar este e outros projetos coordenados por este agente no território. O material gráfico elaborado visou situar mais claramente a vila no contexto de Belo Horizonte e suas regionais em diferentes escalas.

Lideranças da Vila Senhor dos Passos debatendo em torno da maquete elaborada.
Parte do material gráfico elaborado a pedido do Pai Ricardo – VSP.
Parte do material gráfico elaborado a pedido do Pai Ricardo – VSP.
Parte do material gráfico elaborado a pedido do Pai Ricardo – VSP.

Resgate da história local e dos agentes envolvidos no Orçamento Participativo na Pedreira Prado Lopes

No caso específico da Pedreira Prado Lopes a interlocução do Indisciplinar com as lideranças locais data de 2017, tendo executado desde então devolutivas significativas junto a Ocupação Pátria Livre – participação em campanhas de arrecadação de fundos, materiais de divulgação, reforma e outros. Durante a execução do workshop não se verificou nenhuma demanda nova. A devolutiva solicitada coincidiu com o próprio objetivo desta pesquisa, ou seja, o resgate da história local de envolvimento no Orçamento Participativo. Acordou-se a realização de entrevistas específicas com as lideranças que participaram deste processo e a divulgação destes vídeos on-line.