WorkShops

artigos
Eventos
Jogo Cartográfico OP

A experiência nos três territórios

 

O workshop realizado nos três territórios no mês de novembro de 2019 foi de iniciativa dos pesquisadores do Grupo Indisciplinar vinculados à pesquisa Cartografia do Orçamento Participativo em Belo horizonte. Por meio da realização desta atividade, pretendia-se cartografar a percepção que os moradore do bairro tiveram das obras do OP, tanto ao longo do processo de realização (para aqueles que participaram de alguma forma deste processo), quanto após conclusão das obras, avaliando seu impacto no território. Espera-se recolher o maior número possível de narrativas sobre assuntos de interesse à pesquisa.

E foram distribuídos flyers explicando a dinâmica da atividade.

 

Vila Primeiro de Maio

LOCAL DE REALIZAÇÃO DO WORKSHOP: Igreja Maria Madalena – Rua Marechal Rondon, 233. Primeiro de Maio, Belo Horizonte.
DATA: 20 de novembro de 2019
EQUIPE INDISCIPLINAR: Natacha, Gisela, Bel, Maíra, Henrique.
ALUNOS DA DISCIPLINA: Matheus e Fernando.
EQUIPE PESQUISA (GERAL): Philippe, Gabriel, Priscila

DESCRIÇÃO:

O workshop realizado no bairro Primeiro de Maio no dia 20 de novembro de 2020 foi de iniciativa dos pesquisadores do Grupo Indisciplinar vinculados à pesquisa Cartografia do Orçamento Participativo em Belo horizonte. Por meio da realização desta atividade, pretendia-se cartografar a percepção que os moradores do bairro tiveram das obras do OP, tanto ao longo do processo de realização (para aqueles que participaram de alguma forma deste processo), quanto após conclusão das obras, avaliando seu impacto no território. Espera-se recolher o maior número possível de narrativas sobre assuntos de interesse à pesquisa.
Foi, então, desenvolvido um dispositivo para auxiliar no processo cartográfico. O jogo enquanto dispositivo permite a emergência de controvérsias de uma forma mais livre, fugindo da rigidez de outras estratégias de pesquisa como questionários, por exemplo.
Apesar de não se apresentar como objetivo central, a atividade permitiu uma compreensão dos atores, formação de grupos, conflitos e controvérsias presentes no território.

Pedreira Prado Lopes

 

Divulgação:

 

Vila Senhor dos Passos

 

LOCAL DE REALIZAÇÃO DO WORKSHOP: Casa de Caridade Pai Jacob do Oriente, localizada na Rua Fagundes Varela, 99, Vila Senhor dos Passos, Belo Horizonte
DATA: 26 de novembro de 2019
EQUIPE INDISCIPLINAR: Ana Isabel de Sá, Gabriela Bitencourt, Anderson Chagas, Jéssica Borges, Susan Oliveira, Henrique Porto, Ana Schoenell
ALUNOS DA DISCIPLINA: Marcela Mariana
EQUIPE PESQUISA (GERAL): –

 

Divulgação: