FTCCOP-BH

Disciplinas
Sem 2019/2
Sem 2020/1

Mostra CCOPBH

Laboratório Transversal: Centros Culturais e Cartografia do Orçamento Participativo (UNI088)

EMENTA:

Este “Laboratório Transversal: Centros Culturais e Cartografia do Orçamento Participativo” fará parte dasatividades para criação da “Mostra Universidade Cidade” e é vinculada às atividades de Pesquisa Extensionista do Indisciplinar (wiki.indisciplinar.com), grupo de pesquisa que atua na elaboração de cartografias (mapas, linhas do tempo, registro em redes sociais, textos, eventos) concernentes à produção contemporânea do espaço urbano. O termo cartografia descreve a opção teórico-metodológica, que pressupõe a não separação entre pesquisador e o objeto de pesquisa, e identifica tanto os processos de investigação quanto às ações executadas. Neste contexto de intencional sobreposição entre teoria e prática, atores híbridos (pesquisadores, resistências, comunidades afetadas, entre outros) atuam em diversas frentes de ação – inclusive a artística -, atuando como um dos atores disparadores de processos colaborativos da construção de narrativas históricas e arqueológicas. A disciplina se insere, portanto, no contexto das atividades da pesquisa extensionista denominada “Cartografia da Percepção do Orçamento Participativo em Belo Horizonte” em curso na Escola de Arquitetura da UFMG. Além disso, as atividades da disciplina integrarão, também, os trabalhos para a construção da “Mostra Universidade e Cidade”, em fase de organização pelo Espaço do Conhecimento em parceria com a DAC e os Centros Culturais Municipais de Belo Horizonte, dentre outros.

PROFESSORES:

Natacha Silva Araújo Rena e Gisela Barcellos de Souza

HORÁRIO:

Segundas, 18:30 às 22:10hs

PERÍODO:

28/08 a 30/10 de 2020

OBJETIVOS:

Dar visibilidade aos processos participativos que possibilitaram a criação e a manutenção dos espaços culturais não centrais em Belo Horizonte, como o caso dos Centros Culturais que foram realizados via
Orçamento Participativo.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Preparação para participação na Mostra Universidade Cidade que irá acontecer nos meses de novembro e dezembro de 2020.

BIBLIOGRAFIA:

Básica

RENA, N.; SÁ, A.; BRANDÃO, M.; FRANZONI, J. Grupo de pesquisa Indisciplinar: Método, ativismo e tecnopolítica na defesa dos bens comuns urbanos. Contested Cities. 2016. < http://contested-cities.net/working-papers/2016/grupo-de-pesquisa-indisciplinar-metodo-ativismo-e-tecnopolitica-na-defesa-dos-bens-comuns-urbanos/ .

BRANDÃO, Marcela; SÁ, Ana Isabel De; RENA, Natacha. Método cartográfico indisciplinar: da topologia à cartografia do rizoma. Revista V!RUS. Edição 19. 2019. < http://www.nomads.usp.br/virus/virus19/?sec=4&item=6&lang=en >.

AVRITZER, Leonardo. O Orçamento Participativo e a Teoria Democrática: um balanço crítico. A inovação democrática no Brasil . São Paulo: Cortez, p. 13-60, 2003.

SOUZA, Celina. C onstrução e Consolidação de Instituições Democráticas : papel do orçamento participativo. São Paulo em Perspectiva, vol.15, n. 4, p. 84-97, 2001.

Complementar

Monografia de Paula Bruzzi:

Arte, Arquitetura e Território: a experiência cultural no espaço urbano / Published on Feb 18, 2014 / Trabalho de conclusão de curso da aluna Paula Bruzzi Berquó, na Escola de Arquitetura da UFMG, orientado pela professora Dra. Natacha Rena, apresentado no primeiro semestre de 2013. https://issuu.com/ind_ufmg/docs/monografia_paulabruzzi

Mapas georreferenciado no TCC Paula Bruzzi
https://www.google.com/maps/d/viewer?msa=0&mid=1tzAJhFhasIJ-GO5UUTCADFME6eg&ll=-19.96151040286465%2C-44.041656499999995&z=12

Dissertação da Paula Bruzzi:
A OCUPAÇÃO CULTURAL
https://issuu.com/paulabruzzi/docs/dissertacaopaulabruzziberquo/308

Dissertação de Lizziane Melo Barros. Centros Culturais Municipais e a política de “descentralização” cultural em Belo Horizonte. Belo Horizonte, 2012.

Crowdmap da Pesquisa de Cartografia da Cultura/ Descentralização da cultura: https://culturabh.crowdmap.com/
Relatório da pesquisa Cartografias Emergentes da Cultura:
https://issuu.com/caionepomuceno/docs/cartografias_emergentes_e_cultura_-_ad4e9ccd4e1497

Instrumentos de Avaliação:

Utilizaremos as redes sociais (instagram e facebook), assim como as plataformas digitais que a equipe de organização e curadoria da Mostra irão produzir para coletar e divulgar informações de forma colaborativa com atores humanos individuais e coletivos (ligados às comunidades nas quais os Centros Culturais municipais estão envolvidos), a fim de resgatar e divulgar a história de criação, construção e uso dos Centros Culturais da cidade, principalmente no que se refere à Participação Popular via Orçamento Participativo, processo que marcou o ciclo de democratização dos espaços públicos e de cultura na cidade de Belo Horizonte. Reuniões semanais pelo Teams.
Preenchimento de planilhas com coleta de informações que as comunidades pertencentes aos territórios dos Centros Culturais irão fazer circular utilizando hashtags . Confecção de material gráfico para ser
projetado em empenas da cidade. Auxílio na construção de conteúdo sobre a história dos Centros Culturais para constituir Linha do tempo e Mapa Colaborativo que será criado pela Mostra Universidade Cidade.
A avaliação será realizada pela participação nas atividades.