OPBH 2024/2025

Abertura municipal do Orçamento Participativo 2024/2025

OBSERVATÓRIO DAS METRÓPOLES – PBH ANUNCIA RETOMADA DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO

No dia 31 de Janeiro, o prefeito Fuad Noman (PSD) anunciou a retomada das rodadas do Orçamento Participativo (OP) para os anos de 2024 e 2025. A política estava paralisada desde 2017, quando o então prefeito Alexandre Kalil (PSD) decidiu por suspender a realização de novas rodadas do OP enquanto o passivo de 450 obras não fosse concluído. Atualmente, restam 90 obras não iniciadas e 140 em execução; ainda assim, a prefeitura optou por lançar uma rodada para o acolhimento de novas demandas, após sete anos de paralisação.

PAINEL OP

A Prefeitura de Belo Horizonte disponibilizou em sua página web O “Painel OP” (Interface que combina planilhas, gráficos e mapas) com todas as informações sobre os empreendimentos do Orçamento Participativo!

A ferramenta permite a visualização das obras “concluídas”, “em andamento” e “a ser viabilizadas” em toda a cidade, com diferentes tratamentos e visualizações, como temática, edição de aprovação no OP, bairro e regional, situação atual, dentre outras informações.

Além disso, o Painel OP permite uma visualização espacializada e em gráficos dos dados disponibilizados.

Esta é uma iniciativa da Gerência de Acompanhamento das Instâncias de Participação Popular, criada pela PBH em 29 de março de 2022, por meio do Decreto Nº 17.914. A gerência se encarrega do acompanhamento dos empreendimentos do Orçamento Participativo, além do apoio e monitoramento das iniciativas de participação na administração municipal.

ACESSE AQUI O PAINEL OP:
https://prefeitura.pbh.gov.br/governo/orcamento-participativo