Centros Culturais e Cartografia do Orçamento Participativo

Dentre os 17 Centros Culturais da PBH, 15 foram construídos e/ou reformados com recursos do Orçamento Participativo, frutos do desejo da população local por espaços de cultura e lazer em suas vizinhanças, por meio de processos de mobilização e negociação dos moradores, lideranças comunitárias e gestores públicos.
Este projeto faz um resgate da memória da conquista, da construção e da atividade dos Centros, coletando relatos, notícias e imagens sobre tais momentos de participação popular, os atores e eventos importantes, as narrativas e disputas envolvidas.
Dessa forma, foi produzida uma cartografia do papel dos OPs como fóruns de articulação da população e de conexão com o cotidiano local, a sua importância para a produção e descentralização da cultura no território de Belo Horizonte, bem como o protagonismo da cultura como aspecto estruturante de uma visão democrática e inclusiva da cidade.
O material exposto foi produzido pela equipe o projeto de pesquisa Cartografia da Percepção Popular do Orçamento Participativo em Belo Horizonte, em conjunto com alunos de graduação da UFMG matriculados em uma disciplina extensionista, a partir de um processos de curadoria e edição de imagens, vídeos e relatos coletados com os Centros Culturais, moradores e lideranças locais envolvidos nos processos mencionados acima.

Ficha técnica:

Equipe Projeto Cartografia da Percepção Popular do Orçamento Participativo em Belo Horizonte:

Coordenação:
Profa. Natacha Rena – EA/UFMG

Cocoordenação:
Profa. Gisela Barcellos – EA/UFMG
Profa. Ana Isabel de Sá – IFMG Campus Santa Luzia

Pesquisadores:
Maíra Ramirez (Doutoranda PACPS/UFMG)
Gabriela Bitencourt (Mestranda PACPS/UFMG)
Philippe SIlva (Mestre em Direito/UFMG)
Anderson Chagas (Graduando EA/UFMG)
Henrique Porto (Graduando EA/UFMG)
Mariana Gico Lima Belo (GRADUANDA EA/UFMG)
Susan Oliveira (Graduanda EA/UFMG)

Alunos da disciplina UNI 088/ Laboratório Transversais B
Ana Luiza de Moura Silva
Caio Emidio de Mendonca
Henrique Dias Porto
Julianne Pinheiro Rocha
Leonardo Maciel de Paula Garcia
Lohuama Santos Lima Tourinho Lisboa
Manuela Bittencourt Lima
Richardson Santos de Freitas
Rogerio Ribeiro Ferreira
Veronica Flores de Carvalho Silva
Vitor Gomes dos Santos

Vídeos

vídeos

Centros Culturais e Orçamento Participativo

Os centros culturais de Belo Horizonte são uma conquista importantíssima para a promoção e descentralização da cultura. 15 dos 17 Centros Culturais de BH foram construídos e/ou reformados com recursos conquistados através do Orçamento Participativo, fruto da mobilização e do desejo da população por espaços de cultura e lazer em suas vizinhanças. Agora, o processo expográfico “Centros Culturais e Orçamento Participativo”, que faz parte da Mostra Universidade Cidade, deseja resgatar essa memória da conquista, da construção e da atividade dos Centros!

Depoimento Mestre Conga

Depoimento do Mestre Conga. Morador e liderança comunitária do bairro São Bernardo, sobre o processo de conquista desse espaço no Orçamento Participativo e um pouco de sua militância pela cultura no Bairro São Bernardo.

Depoimento Gestores Culturais

Depoimentos do Gerente de Coordenação dos Centros Culturais – Leandro Dias e do Gestor do Centro Cultural Vila Santa Rita, Nilson Gonçalves, com resgate histórico dos Centros Culturais de Belo Horizonte e a importância do Orçamento Participativo para a consolidação desses espaços.

CCOP Vídeo Arte

Vídeo arte elaborado a partir de mapas técnicos, notícias de jornais e imagens encaminhadas pelos Centros Culturais, além da propaganda da PBH em comemoração aos 15 anos de Orçamento Participativo. Trilha sonora Paper Jam – FreeSound.

MEMES

MEMES

Venda Nova

Zilah Spósito

São Bernardo

Pampulha

Usina de Cultura

São Geraldo

Padre Eustáquio

Alto Vera Cruz

Vila Fátima

Vila Marçola

Bairro das Indústrias

Lindeia Regina

Urucuia

Vila Santa Rita